Comunicados

 CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO ROSA DA BARRA

CNPJ- 68.743.996/0001-69

AVENIDA PREFEITO DULCIDIO CARDOSO 2800 TEL. 3325-1450

ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA EM 22.03.2023

 

  Aos vinte e dois dias do mês de março de 2023, reuniram-se ordinariamente, em primeira e segunda, às 20 horas e às 20h30min, respectivamente, no Salão de Festas do Edifício Rosa da Barra, os coproprietários dos apartamentos deste condomínio, conforme assinaturas apostas no Livro de presença de Condôminos.

 

Declarando aberta a Assembleia, o Sr. SYLVIO JOÃO COUTINHO DE PINHO, síndico deste condomínio, solicitou aos presentes a indicação de um condômino para presidir os trabalhos, sendo indicado o Sr. SÉRGIO RICARDO DE OLIVEIRA ANDRADA (apto 207), o qual realizou a leitura do Edital de Convocação, sendo eu, JOSÉ RICARDO GONÇALVES DA SILVA, (Gerente do Condomínio), convidado a secretariar os trabalhos.

 

Composta a mesa, foi posto em discussão o item "A" da ordem do Dia: - Leitura e Aprovação da Ata da Assembleia Geral Ordinária Anterior, os advogados da Sra. Marialva (apto. 1112) requereram a análise prévia das procurações outorgadas que constavam na lista de presença. Foi ponderado pelo Presidente da mesa que iria atrasar demais as deliberações constante do edital, o qual seria dado oportunidade a todos presentes que pudessem fazer esta análise ao final da assembleia. Ainda assim, o Presidente colocou em deliberação a todos os presentes na assembleia se a conferência seria realizada no começo, ou ao final. Decidiu a maioria dos presentes pela análise ao final. A votação ficou da seguinte forma: As unidades 1112, 101, 1209, 107, 1408, 205, 1703, 703, 205, 414, 310, 206, 1014, 1712, 410, 1209, 811, 1612, 203, 1309, 1606 votaram pela análise no início da assembleia num total de 21 votos. As unidades 1512, 914, 1402, 1403, 1311, 1515, 607, 812, 708, 1302, 1513, 1211, 104, 213, 1201, 305, 1604, 1102, 1203, 1215, 1205, 1506, 1710, 1009, 1614, 1511, 1109, 1008, 1414, 1601, 1602, 308, 1509, 113, 610, 311, 1410, 1301, 904, 715, 907, 1713, 207, 608, 503, 910, 211, 1315, 1709, 314, 204, 1406, 1609, 404, 406, 1111, 1502, 609, 906, 312, 415, 902, 1002, 1412, 413, 1415, 1405, 804, 504, 214, 1708, 1704, 1206, 403, 301, votaram pela análise ao final no total de 75 votos. Em seguida foi realizada a leitura da ata da assembleia anterior e foi colocada em votação a sua aprovação: As unidades 205, 410, 310 foram contra a aprovação. As unidades 1112, 1209, 1309, 1208, 1408, 1606 se abstiveram de votar e todos os demais presentes votaram pela aprovação da ata da assembleia anterior.

 

Em seguida, passou-se então aos itens:

 

"B"- Prestação de Contas da Gestão abril/2022 a março/2023. (Condomínio e Obra)

 

O Senhor Presidente, deu a palavra ao Sr. Adilson (610) membro do conselho e informou aos presentes que as pastas já foram conferidas de abril/2022 até fevereiro/23, sendo confirmado pela Sra. Ilda (1215) e Sra. Maria da Graça (1201)

A Sra. Conceição (1209) pediu a prestação de contas do período anterior, sendo informado pelo síndico que estavam disponibilizados no site e na própria Administração, o que foi confirmado. E que outros presentes na Assembleia confirmaram que a informação estava no site do condomínio. O Sr. Luiz (101) perguntou sobre a diferença do valor previsto e o valor gasto, o qual o síndico informou que as razões da diferença foram apresentadas na resposta a notificação recebida e lida pelo Presidente. A Sra. Marialva (1112) reclamou que a obra da guarita não havia sido aprovada em Assembleia. A Sra. Maria Thereza (1402) contradisse a Sra. Marialva (1112) dizendo que o antigo síndico, falecido Sr. Alberto havia colocado em Assembleia como forma de melhorar a segurança. O Sr. Eduardo (410) disse que o antigo síndico Sr. Alberto não poderia fazer a obra da guarita sem aprovar em assembleia. A Sra. Marialva (1112), através de seus advogados e conjuntamente informou que o custo da folha de pagamento gira em torno de cento e oitenta mil reais, e se o Condomínio estava em dia com os seus encargos trabalhistas - perguntou se o Condomínio possuía 12 ações trabalhistas – e quando havia sido realizada a última autovistoria – indagou se havia alguma inadimplência superior a cinco anos sem ajuizamento de ação judicial. O advogado do Condomínio informou que o Condomínio só possuía uma ação trabalhista. O síndico informou que a última autovistoria tinha sido realizada em 2019 e que o prazo pra realizar a próxima seria no ano que vem, mas iria providenciar a antecipação – informou que não há inadimplência superior a cinco anos sem ajuizamento de ação. O Sr. Nilo (310) também falou sobre a guarita e autovistoria. A Sra. Cristina (811) questionou o valor do contrato de manutenção de elevadores, pois o contrato de manutenção dos elevadores seria prejudicial, pois a prestadora não faria a reposição das peças corretamente deixando os elevadores suscetíveis a problemas constantes. O Sr. Síndico informou que um ex-funcionário da OTIS abriu uma empresa de consultoria para fiscalizar os serviços prestados pela OTIS. A Sra. Camile (107) indagou sobre a fatura gás e se o Condomínio fazia a comida dos funcionários, pois havia uma despesa no valor em torno de dezenove mil reais nos balancetes, sendo esclarecido se trata do vale alimentação dos funcionários. A Sra. Tânia (1408) perguntou sobre a CEDAE, e o Presidente Sr. Sérgio (207) respondeu que este assunto foi tratado na assembleia ordinária anterior lida e aprovada na deliberação do item “”a”. A Sra. Dila (703) perguntou sobre o plano de ação para reduzir o custo do plano de saúde dos funcionários, tendo o síndico esclarecido as razões dadas pelo plano de saúde para o aumento absurdo ocorrido no último ano e que estava sendo cotado um novo plano para redução do valor pago atualmente. O Sr. Luiz (101) perguntou sobre o aluguel do bar e a rubrica que estavam contabilizados e sobre a o recebimento de alguma comissão em razão da instalação do mini mercado Muda. O síndico informou os valores pagos pelo bar e a rubrica que consta o recebimento da comissão do minimercado. Sendo requerido a criação de uma rubrica específica no balancete para a comissão do mini mercado. Os advogados da moradora Sra. Marialva (1112) indagaram se o RIA dos elevadores estavam em dia e sobre a regularidade da empresa GD que está com o CNPJ baixado: sendo informado pelo Síndico que estão em dia o RIA dos elevadores, e o advogado do Condomínio esclareceu que GD era a empresa do seu tio que prestou serviço ao condomínio até o seu falecimento, e a continuação se deu pelo próprio, mas que os boletos questionados eram pagos diretamente na conta pessoal do Condomínio, e que não faz a gestão da conta bancária do Condomínio, nem mesmo nenhum tipo de ordenamento de receita ou despesa, sendo feito diretamente pelo representantes eleitos em assembleia.

Com isso o Presidente, Sr. Sérgio (207), colocou em votação a aprovação de contas do exercício abril 2022 a março 2023. Votaram contra a aprovação de contas as unidades 1112, 101, 1209, 107, 1606, 203, 205, 410, 310, 1014, e por procuração as unidades 703, 1309, 1612 com um total de 13 votos. A unidade 1703 se absteve de votar. E votaram pela aprovação de cotas as unidades 1512, 914, 1402, 1403, 1311, 1515, 607, 812, 708, 1302, 1513, 1211, 104, 213, 1201, 305, 1604, 1102, 1203, 1215, 1205, 1506, 1710, 1009, 1614, 1511, 1109, 1008, 1414, 1601, 1602, 308, 1509, 113, 610, 311, 1410, 1301, 904, 715, 907, 1713, 207, 1506, e as unidades que outorgaram procuração 608, 503, 910, 211, 1315, 1709, 314, 204, 1406, 1609, 404, 406, 1111, 1502, 609, 906, 312, 415, 902, 1002, 1412, 413, 1415, 1405, 804, 504, 214, 1708, 1704, 1206, 403, 301 totalizando 76 votos. Portanto as contas do período abril 2022 a fevereiro 2023 foram aprovadas por maioria de votos.

 

"C"- Eleição de Síndico, Subsíndico, Membros Efetivos e Suplentes do Conselho Consultivo período abril/2023 a março/2024.

O Sr. Presidente pediu a palavra e colocou o item C em votação, e perguntou quem se candidataria para os cargos de síndico e Subsíndico. Se apresentou com a candidatura na Chapa 1 a Sra. Marialva (1112) síndica e o Sr. Luiz (101) subsíndico, e na Chapa 2 o Sr. Sylvio Coutinho (1513) síndico e a Sra. Maria das Graças (1201) subsíndica, foi dado 10 minutos para exporem as propostas. Após a explanação de ambas as chapas o Sr. Presidente colocou em votação. A chapa 1 obteve os votos dos proprietários das unidades 1112, 101, 107, 1606, 205, 310, 410, 1014, e pelas unidades que outorgaram procurações 703,1309,1612, totalizando 11 votos. A chapa 2 obteve os votos dos proprietários das unidades 1512, 914, 1402, 1403, 1311, 1515, 607, 1302, 1703, 1211,1513, 104, 213, 1201, 1614, 1215, 1203, 1506, 1205, 1602, 1511, 305, 1604, 1710, 1102, 1009, 207, 1109, 1414, 1601, 1008, 311, 610, 113, 708, 812, 715, 1713, 904, 1410, 1509, 907, 308, 505, 1301, e pelas unidades que outorgaram procurações 1708, 1704, 1206, 403, 301, 503, 910, 211, 1315, 1709, 314, 204, 1406, 1609, 204, 406, 1111, 1502, 609, 906, 608, 312, 415, 902, 1002, 1412, 413, 1415, 1405, 804, 504, 214 obtendo o total de 77 votos. Desta forma, a chapa 2 foi eleita pela maioria dos votos.

 

O Sr. Presidente perguntou quem se candidataria aos 3 cargos de Conselho Consultivo e as 2 vagas de suplente. Se apresentaram o Sr. Adilson (610), Sra. Hilda (1215), a Sra. Conceição (1209), o Sr. Luiz (101), o Sr. Pedro (213), a Sra. Camile (107), a Sra. Marialva (1112), a Sra. Rosane (1515), a Sra. Ana (1710), e a Sra. Dila (703).Conforme votação da assembleia, foram 3 (três) eleitos para Conselho Consultivo Efetivo e 2 (dois) Suplentes para o período abril/2023 a março/2024. O Sr. Adilson (610) obteve os votos das unidades 914, 1402, 1403, 1608, 1215, 1506, 1205, 1203, 213, 1515, 1513, 1211, 104, 1604, 1311, 610, 311, 1713, 1410, 1509, 904, 207, e das unidades 1708, 1704, 1206, 403, 301, 503, 910, 211, 1315, 1709, 314, 204, 1406, 1609, 204, 406, 1111, 1502, 609, 906, 608, 312, 415, 902, 1002, 1412, 413, 1415, 1405, 804, que outorgaram procuração no total de 52 votos. A Sra. Hilda (1215) obteve os votos dos proprietários das unidades 914, 1402, 1403, 1608, 1215, 1506, 1205, 1203, 213, 1515, 1513, 1211, 104, 1604, 1311, 610, 311, 1713, 1410, 1509, 904, 207, e das unidades 1708, 1704, 1206, 403, 301, 503, 910, 211, 1315, 1709, 314, 204, 1406, 1609, 204, 406, 1111, 1502, 609, 906, 608, 312, 415, 902, 1002, 1412, 413, 1415, 1405, 804, que outorgaram procuração no total de 52 votos. A Sra. Rosane (1515) obteve os votos dos proprietários das unidades 914, 1402, 1403, 1608, 1215, 1506, 1205, 1203, 213, 1515, 1513, 1211, 104, 1604, 1311, 610, 311, 1713, 1410, 1509, 904, 207, e das unidades 1708, 1704, 1206, 403, 301, 503, 910, 211, 1315, 1709, 314, 204, 1406, 1609, 204, 406, 1111, 1502, 609, 906, 608, 312, 415, 902, 1002, 1412, 413, 1415, 1405, 804, que outorgaram procuração no total de 52 votos. A Sra. Ana Maria (1710) obteve os votos dos proprietários das unidades 914, 1402, 1403, 1608, 1215, 1506, 1205, 1203, 213, 1515, 1513, 1211, 104, 1604, 1311, 610, 311, 1713, 1410, 1509, 904, 207,  e das unidades 1708, 1704, 1206, 403, 301, 503, 910, 211, 1315, 1709, 314, 204, 1406, 1609, 204, 406, 1111, 1502, 609, 906, 608, 312, 415, 902, 1002, 1412, 413, 1415, 1405, 804, que outorgaram procuração no total de 52 votos. A Sra. Conceição (1209) obteve os votos dos proprietários das unidades 1112, 101, 1209, 811, 414, 703, 107, 506, 410, 1014 e das unidades 1309 e 1612 que outorgaram procuração perfazendo o total de 12 votos. O Sr. Luiz (101) obteve os votos dos proprietários das unidades 101, 1112, 209, 811,1703, 414, 703, 107, 1515, 1203, 506, 213, 1604, 305, 1710, 1009, 1102, 1511, 410, 1014, 1509, 1410, 904, 207, 1201, e as unidades 1612, 1309, 608, 1708, 1704, 1206, 403, 301 que outorgaram procuração perfazendo um total de 33 votos. O Sr. Pedro (213) obteve os votos dos proprietários das unidades 1602, 1215, 1506, 1205, 1515, 1513, 213, 610, 1201, 1509, 1713, 904, 207 perfazendo um total de 13 votos. A Sra. Camile (107) obteve os votos dos proprietários das unidades 107, 914, 1402, 1112, 101, 1209, 811, 414, 703, 410, 1014, 904, 207 e das unidades 1612, 1309 que outorgaram procuração perfazendo um total de 15 votos. A Sra. Marialva (1112) obteve os votos dos proprietários das unidades 1112, 101, 107, 1209, 811, 703, 1515, 506, 1014, 410 e das unidades 1309 e 1612 que outorgaram procuração perfazendo um total de 12 votos. A Sra. Dila (703) obteve os votos dos proprietários das unidades 107, 1112, 101, 1209, 811, 1703, 414, 703, 1506, 1205, 1203, 506, 1311, 213,1710, 1009, 1102, 305, 410, 1014 e as das unidades 1612, 1309, 1708, 1704, 1206, 403, 301 que outorgaram procuração perfazendo um total de 27 votos.

 

Diante do resultado foram reeleitos para Síndico: Sr. SYLVIO JOÃO COUTINHO DE PINHO, brasileiro, casado, residente e domiciliado nesta cidade, na Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, 2800 apto (1513), portador da carteira de identidade 2594945, expedida pelo IFP e CPF 259.841.797- 68 e para Subsíndica: Sra. MARIA DAS GRAÇAS LOPES CHAGAS, brasileira, casada, residente e domiciliada nesta cidade, na Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, 2800 apto (1201), portadora da carteira de identidade 04127523-1, expedida pelo DETRA;RJ e CPF 596.540.747-53.

 

Eleição Conselho Consultivo:

 

Conforme a votação acima, o presidente anunciou a eleição da seguinte forma abaixo.

 

Foram eleitos para o Conselho Consultivo: 

 

Membros efetivos do Conselho Consultivo.

 

Sr. Adilson Carreira (610), Sra. Idamar Nunes Viana (1215) e Sra. Rosane (1515)

 

 

Eleição Membros Suplentes do Conselho Consultivo.

 

Sra. Ana Maria (1710) e Sr. Luiz Chiapetta (101)

 

Todos empossados em seus devidos cargos.  

 

"D"- Previsão Orçamentária da gestão abril/2023 a março/2024 (Condomínio).

 

Foi distribuído aos presentes a planilha orçamentária, pleiteando um aumento de 8,06% na cota condominial. O Sr. Sylvio (síndico), informou que o condomínio precisa do reajuste indicado, pois no ano anterior a folha de pagamento teve um aumento de 10%, os encargos também tiveram um aumento expressivo em razão das atualizações das tabelas pelo governo, o consumo de luz e gás tiveram aumentos expressivos também e dessa forma colocaria também os valores gás e luz como verba de repasse como forma de atenuar a imprevisibilidade destes custos. Ficou a sugestão de reuniões para colocação destas atualizações e formas de economia. Foi sugerido pelo Sr. Rogerio (1703) o reajuste no percentual pelo IPCA ou pelo INPC de 5,47%. O Sr. Luiz (101) também sugeriu o índice do INPC, porém até eventual revisão de gastos por uma comissão. No entanto o síndico esclareceu que não seria suficiente o índice proposto diverso da proposta orçamentária.

O Sr. Presidente, reforçou aos presentes, que os valores da Cedae, do gás, luz e do ônibus seriam rateadas como verbas de repasse e a proposta orçamentária com aumento de 8,06%, foi colocada em votação. Questionado o Presidente se não seria votada a proposta de aumento pelo INPC em conjunto com a proposta orçamentária do Síndico, foi esclarecido que a ordem do dia seria a votação da proposta orçamentária do síndico e caso não fosse aprovada, seriam levantadas e votadas propostas alternativas. Votaram contra a aprovação da previsão orçamentária os proprietários das unidades 107, 1112, 101, 1209, 811, 1703, 703, 203, 205, 414, 506, 410, 1014, 1712, e outorgaram procuração as unidades 1612 e 1309 totalizando 16 votos. Votaram pela aprovação da previsão orçamentária os proprietários das unidades 914, 1402, 1403, 1602, 1513, 213, 1211, 104, 305, 1215, 1506, 1205, 1203, 1311, 1604, 1515, 1710, 1102, 1009, 311, 610, 904, 1713, 1410, 1509, 907, 207, e outorgaram procuração as unidades 1708, 1704, 1206, 403, 301, 503, 910, 211, 1315, 1709, 314, 204, 1406, 1609, 204, 406, 1111, 1502, 609, 906, 608, 312, 415, 902, 1002, 1412, 413, 1415, 1405, 804, 504, 214 totalizando 59 votos. Diante da votação o Sr. Presidente declarou aprovada por maioria de votos a previsão orçamentária.

 

"E" - Manutenção da cobrança da cota de obra para o período abril/2023 a março/2024.

 

 O Sr. Presidente solicitou que o Sr. Sylvio (sindico), que fizesse uma explanação sobre o andamento das obras. Após algumas ponderações de alguns moradores quanto a desnecessidade de manutenção da cota de obra.

O Sr. Sindico pediu a palavra e solicitou a continuidade da Cota de Obra, para dar prosseguimento às obras que estão sendo realizadas, bem como outras obras de manutenção. Õ Sr. Presidente colocou em votação. Votaram contra os proprietários das unidades 1209, 1112, 101, 903, 414, 811, 410, 1014, 1703, e outorgou procuração a unidade 1309 totalizando 10 votos. A unidade 107 e 1612 abstiveram de votar. Votaram a favor da proposta orçamentária os proprietários das unidades 914, 1402, 1403, 1608, 1602, 1311, 1513, 1211, 305, 1515, 1203, 506, 1215, 1213, 1604, 213, 1201, 1509, 1410, 1713, 1205, 1506, 904, 207, 311, 610 e outorgaram procuração as unidades 1708, 1704, 1206, 403, 301, 503, 910, 211, 1315, 1709, 314, 204, 1406, 1609, 204, 406, 1111, 1502, 609, 906, 608, 312, 415, 902, 1002, 1412, 413, 1415, 1405, 804, 504, 214 totalizando 58 votos. A assembleia aprovou por maioria de votos, a manutenção da cota obra para o período de abril/2023 a março/2024.

 

"F" - Criação de comissão para elaboração e discussão de Convenção Condominial.

O Sr. Presidente perguntou os moradores quem gostaria de integrar a comissão para elaboração e discussão de nova Convenção Condominial. Desejaram integrar a referida comissão as unidades 1209, 1112, 703, 1513, 101, 107, 506, 1203, 1215, 1201, 610 e 207. Ficado assim formada a referida comissão.

 

"G" – Assuntos Gerais.

"g.1" - Aquecimento de piscina ( custo anual ), solicitação do apto 506..

"g.2" - Salão de Festas ( varanda junto ao salão ) ruído excessivo, Solicitação do apto 506.

 

Foi aberto espaço para algumas indagações e sugestões

 

A Sra. Hercila (506) já havia sido reportado anteriormente por ela a questão dos dias de aquecimento e custo do gás, sendo esclarecido pelo Sr. Síndico que havia sido reduzido os dias de aquecimento da piscina para 3 dias da semana. A Moradora do apto. 811 reclamou do aquecimento da piscina no domingo sem aula. A Sra. Conceição (1209) disse que o funcionário que ligou o aquecimento deu a sugestão de ligar menos tempo, ou até mesmo não ligar no verão, e ter mais controle sobre os funcionários quanto à utilização do aquecimento em momento errado. A Sra. Marialva (1112) perguntou se a culpa do valor pago de gás era da piscina, tendo sido explicado que o aquecimento da piscina possui um medidor próprio, sendo esse medidor responsável pelo maior valor pago a título de gás. A Sra. Camile (107) deu a sugestão de colocar placas solares para aquecimento da piscina. O Sr. Síndico explicou que a ordem dada era pra não ligar o aquecimento da piscina no fim de semana, mas pode haver falha do funcionário que será mais fiscalizado neste sentido e pediu que os moradores ao detectarem tal falha para comunicarem a Administração.

 

Com relação ao barulho excessivo na varanda do salão de festas, o Sr. Luiz (101) indagou se a colocação de um sensor que desligasse a energia do play/salão de festas no horário previsto no regulamento interno. A Sra. Camile (107) esclareceu que não poderia haver música ao vivo. O Sr. Eduardo (410) que fosse medido o volume, e em caso de barulho excessivo fosse aplicado multa independente do horário. A Sra. Marialva (1112), sugeriu que o Condomínio adquirisse caixas de som e só permitisse a utilização das referidas caixas com volume limitado. A Sra. Camile pediu para apurar a viabilidade das caixas de som próprias do Condomínio e dos sensores. O Sr. Síndico disse já ter realizado orçamento sobre a colocação de telhado próprio para reduzir os ruídos.

 

Ainda em assuntos gerais a Sra. Camile (107) fez as seguintes sugestões:

Segurança física:

        ⁃       entrada de entregadores: ideal fazer como SP e vários condomínios na Barra e zona sul: entregador não sobe nos apartamentos. Entrega é feita na portaria. Morador desce. Eu já encontrei entregador vagando pelo andar. Sábado inclusive aconteceu algo parecido.

        ⁃       Sugestão: identificar o entregador com uma etiqueta igual a de hospital, feita à mão, onde ele coloque no peito bem a mostra com o número do apartamento pra onde ele está indo. E aí ao final da entrega ele entregue a etiqueta que deve ser colada no livro de entrada e saída de visitante onde o porteiro registra o horário. Caso o entregador perca da etiqueta ele deve assinar o livro com o horário da saída; controle atualmente me informaram que depois que o entregador sai o registro some da tela e o porteiro não acessa mais ao registro;

        ⁃       Identificação de visitantes com pulseirinhas com nome salão de festas, churrasqueira e lounge. Para que os visitantes sejam identificados e também não fiquem circulando pelo prédio sem identificação;

        ⁃       Reforçar a necessidade da entrega da lista de convidados do salão, churrasqueira e lounge. Esclareceu que já alugou e ninguém pediu lista. Isso deve ser uma exigência do condomínio. Esclareceu que se trata de uma forma para saber quantos convidados são e se o limite de pessoas não será ultrapassado;

        ⁃       Identificação dos carros de visitantes com uma plaquinha e registro num livro - plaquinha 1 apartamento 101. Já aconteceu mais de uma vez de carro disparar o alarme e ninguém saber de qual apartamento era convidado. Ou um carro precisar ser movido da vaga e não identificarem o dono. Que a mesma presenciou os porteiros rondando tentando descobrir de qual apartamento era o carro.

        ⁃       Colocação de um interfone lá embaixo na calçada para que antes do carro subir a rampa o visitante possa se identificar.

        ⁃       Bicicletas: está previsto uma obra no bicicletário pois foi relatado que não há ganchos suficientes. Eu contei 76 ganchos livres no bicicletário. E me foi passado que há 50 bicicletas espalhadas na garagem. Porque fazer a obra? Pra que gastar mais dinheiro? Melhor otimizar melhor o espaço…

        ⁃       Ideia de identificação no chão de lugar para bicicleta de idosos, crianças e mulheres e nos ganchos identificação para mulheres e homens ;

        ⁃       Salão de festas: o limite de 22h para música conforme na convenção e não permitir música ao vivo porque fica um som absurdo.

        ⁃       Churrasqueira: transformar a segunda churrasqueira num forno a lenha onde possa ser feita pizza à lenha e pães;

        ⁃       Disponibilização do horário de trabalho dos síndicos e administrativo no quadro de avisos, talvez num quadro de avisos na porta da ADM, do lado de fora;

        ⁃      Lista de identificação com fotos dos funcionários com horário de trabalho também disponível no quadro de avisos;

        ⁃     Reuniões trimestrais ou semestrais de conversa (não AGO) entre síndico e condôminos para discutir sugestões e melhorias do prédio; tipo café da manhã com o síndico;

        ⁃       Melhor utilização do espaço home office: qual a frequência de utilização do espaço para esse fim? Ou somente está sendo utilizado como sala de jogos no fim de tarde e fins de semana por poucos moradores? Porque não transformar em brinquedoteca que iria valorizar muito o prédio e seria utilizado por vários moradores?

        ⁃       Abertura da porta do elevador que sai direto no salão de festas em dias de festas. Assim como o elevador que sai perto do bar em dias de uso da churrasqueira. Muito feio e ruim os convidados subirem pelo elevador de serviço sendo que temos elevadores e portaria social tão bonita

        ⁃       Divulgação e informativos sobre lugar para motos.

        ⁃    Retirada de “entulhos”, objetos, casa de gatos e rações da garagem. Tanto no subsolo quanto no 1º andar.

A Sra. Camile 107- colocação de um interfone na calçada, para o visitante se comunicar com a guarita

A Sra. 1410 - ver a possibilidade de orçar rede de proteção para os andares.

O Sr. Sérgio (207) pediu que colocasse em pauta uma AGE para deliberação e aprovação da obra da guarita a fim de encerrar qualquer questionamento sobre o fato de estar ou não autorizada a obra da guarita por AGO anterior.

 

Tendo esgotado todos os assuntos, o advogado do Condomínio e os advogados da Sra. Marialva (1112) fizeram minuciosa análise de todas as procurações e não foi encontrada nenhuma irregularidade, portanto todas as procurações foram consideradas válidas.

 

E, como nada mais houvesse a ser tratado, o Senhor Presidente deu por encerrado os trabalhos, às 01h30minutos do dia 23 de março.

 

E, eu, secretário, lavrei a presente ata, em livro que vai assinado por mim e pelo Presidente.

 

                                                   Rio de Janeiro, 23 de março de 2023.

 

 

 

____________________________________________

SÉRGIO RICARDO DE OLIVEIRA ANDRADA

CPF n° 141.945.728-40

PRESIDENTE

 

 

 

___________________________________

JOSÉ RICARDO G. DA SILVA

SECRETÁRIO

19/04/2023